Vista como uma das soluções para a mobilidade do futuro, a tecnologia de pilha de combustível, como alternativa aos elétricos convencionais, passa a ser também a grande aposta de Daimler Trucks para o transporte de carga de longo curso ‘livre de emissões’. Conceito que surge agora materializado no espetacular Mercedes-Benz eGenH2 Truck, um protótipo que irá dar origem a gama completa de camiões, a partir de 2025.
O consórcio alemão anuncia autonomia para cerca de 1000 quilómetros entre reabastecimentos e prestações também em linha com as da versão de topo do Actros com motores térmicos. O novo modelo será produzido sobre uma nova plataforma modular, denominada ePowertrain, que será a base para todos os futuros camiões ‘eletrificados’ no catálogo da Daimler Trucks, neste caso dispondo de dois depósitos especiais de hidrogénio líquido (capacidade total de 80 quilos) e associado um sistema de célula de combustível com uma capacidade nominal de 150 kW.
De acordo com o construtor, a solução de hidrogénio líquido, armazenado a uma temperatura de -253ºC, permite uma densidade energética elevada em comparação com o volume do hidrogénio em estado gasoso, razão pela qual os compartimentos para o seu armazenamento podem ser mais pequenos, aumentando o espaço disponível para a carga.
A completar este pacote tecnológico, uma bateria com 70 kWh de capacidade, o suficiente para garantir o apoio necessário ao sistema de célula de combustível, em aceleração com carga ou em subidas mais exigentes, permitindo picos de potência máxima até 400 kW.
Com 40 toneladas de peso bruto e uma carga útil de 25 toneladas, o eGenH2 Truck está equipado com dois motores elétricos, cada um com 308 cv (230 kW) de potência e 1577 Nm de binário máximo.